Torta Integral de Azeite


     Sabe quando descobrimos uma receita nova que temos certeza que vamos fazer várias vezes? Para você ter uma ideia do quanto eu gostei dessa torta, que fiz ontem à noite, eu comi um pedaço no café da manhã!

      Eu encontrei essa receita ontem, no site Entre Panelas da Carla Duclós, que, aliás, foi outra descoberta recheada, que pretendo explorar com calma, e fiquei animada para experimentar. Como eu adoro inventar, fiz algumas mudanças, a principal delas foi usar o Azeite Extra Virgem no lugar do óleo e o resultado foi maravilhoso! Uma massa leve, saborosa, extremamente macia e com dois diferenciais, que pra mim são sensacionais, ela é 100% integral e é feita no liquidificador! Facílima e super saudável!

     O recheio eu acabei fazendo de ricota com peito de peru, mas da pra fazer inúmeras variações. Eu usei um pirex pequeno quadrado e pretendia colocar metade da massa embaixo e metade em cima do recheio, mas achei que a receita não rendeu o suficiente e acabei seguindo a sugestão do site de fazer uma só camada de massa e espalhar o recheio por cima. Ficou ótima assim, com o único detalhe que a ricota fica com o aspecto de um pouco ressecada por cima, apesar de eu não ter sentido isso no sabor, a torta ficou deliciosamente úmida. Para finalizar, dei um toque salpicando sementes de linhaça. Veja como ficou e como é fácil essa receita.




Ingredientes (para um pirex pequeno com 1 camada de massa – serve bem 4 pessoas)

Massa

2 ovos
¾ xícara de azeite extra virgem
1 xícara de leite (vegetal, desnatado ou com baixo teor de lactose)
1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó

Recheio de Ricota com Peito de Peru

500 gr ricota fresca
150 gr de peito de peru (de preferência light e sem casca)
Salsinha, azeite e sal (ou tempero a gosto)

Preparo

Separe os ingredientes da massa e já deixe seu recheio pronto. Para a ricota, amasse com garfo e misture os temperos. Unte o pirex com um pouquinho de azeite e farinha integral, ligue o forno e inicie o preparo da massa.

Coloque os ovos, o leite e o azeite no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha e o sal e bata novamente. Coloque o fermento e bata ligeiramente ou só clique no pulsar três vezes. Está pronta sua massa!

Espalhe no pirex e coloque o seu recheio. Eu fiz uma camada de ricota temperada, coloquei as fatias de peito de peru, completei com outra metade da ricota e salpiquei sementes de linhaça.

Leve para assar por 50 a 60 minutos no forno pré-aquecido a 180°.

Para mim ela é suficiente sozinha, mas você pode servir com arroz integral e salada, por exemplo. De qualquer forma ela me parece ideal para os jantares do final de semana, uma boa substituta para a pizza!

Já estou pensando em outras opções de recheio e em como vou aprimorar minhas técnicas de fotógrafa amadora, para postar mais e melhores fotos para vocês. Da sessão de ontem só consegui aproveitar uma, mas com certeza vou fazer essa torta mais vezes e postarei mais fotos aqui, afinal, antes de mais nada, a gente come com os olhos, não é mesmo?

Alguma sugestão de recheio? Se você tiver alguma sugestão ou fizer a Torta Integral de Azeite, deixe seu comentário ou mande email para estarbemmelhor@gmail.com. Tenho certeza que quem fizer vai amar essa receita, assim como eu!

Bom final de semana!!!


5 comentários:

  1. Julia, vim através do mosaico da Re, estou "em fase" de reeducação alimentar e cheguei no lugar certo, adorei a receita... vou copiar e guardar para fazer... me pareceu muito apetitosa, acho que com recheio de frango desfiado com milho, ervilhas e azeitonas deve ficar boa também, o que acha?
    Estou seguindo quando puder passa lá no "Arte e Mimos" ou no qual gostar mais... ficarei feliz com sua presença.
    Paz e Luz em teu coração
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  2. descobri essa receita no momento certo pq tou precisando mesmo de umas dicas light. tou te seguindo

    ResponderExcluir
  3. Eu substitui o peito de peru por comaroes cosidos e descascados temperados com a flor de mangericão fresca, pouco sal e azeite extra virgem. Se não tiver a flor use as folhas mesma, fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  4. hummm deve ter ficado ótima! Testarei! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Fiz com peito de peru picado, salsinha , creme de ricota e queijo branco. Junto com a farinha integral coloquei um pouco de farinha de aveia. Ficou ótima!!!

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...