Omelete Caprichada com Amaranto



         A dieta sem carne, geralmente ganha o ovo como forte aliado. Dentre suas várias formas de preparo, eu prefiro a omelete que permite o acréscimo de vários ingredientes. Imagino que a maioria tenha o seu jeitinho de preparar essa “panqueca” de ovos, mas sei também, que em tempos modernos, muita gente casa ou sai de casa sem saber fritar um ovo, então, porque não passar minha receita?



Quanto ao amaranto, não se assuste, não é nenhum ingrediente que precisa atravessar a cidade para comprar! Já falei dele nesse post e já está nas prateleiras de todos os supermercados. Ok! Dá pra fazer sem, mas fica a dica para turbinar a omelete de nutrientes, sem alterar em nada o paladar.

Ingredientes (2 pessoas)

3 ovos
Recheio a gosto (o meu tinha muzzarela, abóbora cozida e azeitona)
Azeite extra virgem e temperos (cebola, alho, sal e manjericão)
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de amaranto em flocos

Preparo

         Comece deixando separado o seu recheio. Bata os ovos em uma tigela pequena (com o garfo), acrescente os temperos, um fio de azeite, o amaranto e as colheres de água (muitas pessoas usam leite, mas eu prefiro água e o objetivo é deixar a omelete mais macia). Tudo misturado, hora de aquecer a frigideira com um fio de azeite (certifique-se que sua frigideira tem tamanho suficiente para essa quantidade de ovos, se for pequena, prepare em 2 etapas). Coloque a mistura na frigideira e à medida que for cozinhando, levante as bordas e vá virando a frigideira para que a parte crua desça e você não precise virar a omelete (eu faço assim). Quando estiver quase cozido e dourando por baixo, acrescente o seu recheio e tampe a frigideira para aquecer e o queijo derreter. Pronto! Só colocar no prato, dobrar como preferir e servir com salada e/ou arroz integral.



         Novamente descrevi o preparo em detalhes, mas é bem rápido!

Deu para perceber que eu vou usando ingredientes em comum na semana para aproveitar tudo. Essa abóbora do recheio foi a mesma do Ráris Cremoso e a muzzarela do Spaghetti com Abobrinha.

Amanhã tem uma receita especial e logo vocês vão entender por que!
        
         

Spaghetti com Muzzarela, Abobrinha e Chia



     Hoje vamos de massa! Um simples spaghetti integral pode dar um prato bem interessante, como esse:



Para quem ainda não sabe o que é essa sementinha preta, leia o post O que é Chia. Ela não é indispensável nesse prato, mas acrescenta muitos nutrientes ao macarrão básico e um crocante bem sútil, que faz toda a diferença!

Ingredientes (2 pessoas)

200 gr de spaghetti integral (quem ainda não aderiu ao integral, experimente o integrale Barilla que é quase igual ao comum).
1 abobrinha italiana pequena
Muzzarela ralada a gosto
Azeite extra virgem e temperos (cebola, alho e sal)
Grãos de chia para salpicar

Preparo

         Coloque o macarrão para cozinhar, lave bem a abobrinha e corte em tiras. Rale a muzzarela em tiras grandes e reserve. Numa frigideira coloque um pouco de azeite com os temperos, deixe dourar levemente, acrescente as tiras de abobrinha e um pouquinho de água. Deixe a abobrinha cozinhar, mas bem pouco, a ponto de ficar maleável, mas longe de desmanchar. Escorra o spaghetti já cozido, volte a panela, regue com um pouco de azeite e sal, misture e acrescente a muzzarela misturando bem. Com a muzzarela derretida, sirva, acrescente a abobrinha por cima, mais um pouco de queijo (se quiser) e finalize salpicando a chia!



         Eu descrevi o preparo em detalhes, mas é bem rápido e fica muito bom!!! Da pra ver que o maridão não esperou eu tirar as fotos e pior, “roubou” um pouco do meu prato quando acabou o dele rsss. Como já comentei, aqui em casa o sistema é prato pronto, sem repetições durante a semana. Faz parte da nossa estratégia para não engordar, além de outras que já citei aqui e aqui.

         Espero que experimente, porque tenho certeza que vai gostar! Amanhã tem mais! Beijos!


Semana Vegetariana - Ráris Cremoso



     Olá! Hoje vamos iniciar a nossa semana vegetariana! Preparei uma sequência de 5 receitas fáceis de fazer e bem nutritivas. O objetivo é dar aos vegetarianos novas sugestões e também propor uma dieta rica e prática para quem, eventualmente, como eu, passa uma semana sem comer carne.

          Para 2ª feira, Ráris Cremoso!



Apeteceu? Vai apetecer ainda mais quando vir o quão fácil é!

Você já deve ter visto um pacote desse arroz no supermercado, certo?



      Por ser rico em grãos funcionais, esse arroz torna nossa receita muito simples e nutritiva.

Ingredientes (2 pessoas)

1 xíc de Ráris
1 xíc de abóbora em cubos (acho a moranga mais saborosa, mas pode ser outra)
2 colheres de sopa de cream cheese (de preferência light)
Azeite extra virgem, temperos e queijo ralado

Preparo

        Coloque o Ráris para cozinhar conforme as instruções da embalagem e ao mesmo tempo cozinhe a abóbora em outra panela. Nesse momento você tem aprox. 25 min de folga... Volte ao “trabalho”, verifique se a abóbora está bem cozida, escorra e amasse com um garfo. Antes que a água do arroz seque totalmente, acrescente a abóbora, o cream cheese e um pouco de queijo ralado. Misture bem (se estiver seco, acrescente um pouco de água), sirva e finalize com um fio de azeite e mais um pouquinho de queijo!

OBS: Queijo ralado não é sinônimo de parmesão, você pode comprar muzzarela em pedaço ou queijo minas (padrão/amarelinho) e ralar na hora! Fica mais leve e saboroso!

       Gostou?! Para outras variações dessa receita acesse o post Arroz Cremoso! Se for comer acompanhado de carne, sugiro usar ½ porção de Ráris e ½ de arroz integral normal, para não ficar muito pesado.

         Amanhã tem mais uma receita vegetariana fácil e nutritiva! Beijos!
        
         

O que é Chia



Já ouviu falar nesse grão? É o queridinho do momento! Depois do sucesso da quinua, da linhaça e do amaranto, a Chia parece ter atributos para atingir o primeiro lugar no ranking dos alimentos funcionais.

Eu não podia deixar de experimentar e acabei me encantando com esse novo ingrediente. Resolvi então, falar um pouco a respeito para vocês, pois em breve começarão a ver essa sementinha preta em algumas receitas aqui do blog!



Visualmente parece o gergelim preto, mas não tem sabor, nem odor e a sensação para o paladar, lembra as “extintas” sementes de papoula!

Benefícios

Pesquisei aqui, aqui, aqui, no rótulo do meu pacotinho e na reportagem da revista Saúde de Novembro de 2011. Resumindo tudo, descobri que estamos falando da semente da sálvia, cultivada no sul do México, que a dose de grão recomendada é 1 colher de sopa por dia e que contém:

Potássio – mais que a banana
Ferro – mais que o espinafre
Cálcio – mais que o leite integral
Ômega 3 – muito mais que o salmão
Magnésio – muito mais que o brócolis

Além de tudo isso, é rica em fibras e proteínas e possui um alto poder antioxidante. Quer mais? Pois tem! A chia tem a capacidade de absorver bastante água, o que prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo, segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde. Mais? “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, afirma Bruna na reportagem da revista Saúde.

Acho que nem preciso dizer que já é recomendada em tratamentos e prevenção de doenças. Mas é importantíssimo citar que entre as complicações que podem ser amenizadas e prevenidas com os nutrientes desse grão, estão às doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e outros tumores, controle da pressão arterial, colesterol, triglicérides, intestino preso e obesidade. Isso mesmo! Também é indicado na luta contra o excesso de peso.



Alguns profissionais recomendam ingerir 30 minutos antes das refeições, para auxiliar na perda de peso, pois, além de proporcionar sensação de saciedade, devido à quantidade de fibra e a formação de um gel no estômago pela absorção de água, seu poder anti-inflamatório trabalha contra o acúmulo de gordura.

Onde comprar e como usar

A chia pode ser encontrada em casas de produtos naturais e algumas feiras, mas é provável que em breve esteja nas prateleiras dos supermercados também. O custo de 100 gramas é em torno de R$ 5,00.

Você pode acrescentar em qualquer receita, doce ou salgada, ao iogurte, as frutas ou a salada. O melhor de tudo é que seu grão não precisa ser triturado para que o seu organismo absorva todos os benefícios que citamos! Maravilhoso, não é?

Se eu tiver mais novidades, conto para vocês! Por enquanto vou brincando com o novo ingrediente e para ver as novas receitas, não deixe de seguir as atualizações do blog pelo Google Friend Connect e pelo Facebook!


Segunda-feira começa nossa semana vegetariana! Aguarde!!!


  

Parmegiana Light



         Hoje vim dar uma dica express para variar o cardápio da semana! Para quem costuma fazer filé de frango grelhado, esse é um jeito de incrementá-lo rapidinho e com poucas calorias.




         Grelhe o filé já temperado como de acostume (eu uso o grill), acrescente 2 colheres de polpa de tomate, um fio de azeite, um toque de manjericão e uma pitada de queijo ralado. Pronto!

         Bom apetite e boa semana!





E hoje (8/12) tem mosaico da Re, estamos participando com 3 receitinhas! Passa lá!



Treinamento Funcional



         Hoje eu vim falar mais um pouquinho sobre Treinamento Funcional, que citei nesse post, pois se trata de uma modalidade em alta e que pode ser a opção que estava faltando, para quem ainda não se identificou com uma atividade física.

        O Treinamento Funcional é super versátil, pode ser praticado em casa, em uma academia, studio ou ao ar livre e gera excelentes resultados, desde que efetuado com a orientação de um bom  professor ou Personal Trainer!


  
         O que é Treinamento Funcional?

Esse tipo de treino visa à funcionalidade do corpo nas atividades do dia a dia, através de exercícios específicos para cada indivíduo, indicado de crianças a idoso e de sedentários a atletas. Com esse treinamento, além de atingir seus objetivos, seja ganho de massa muscular, queima de gordura ou condicionamento físico, o praticamente também conquista equilíbrio, coordenação, resistência e flexibilidade, ganhando assim um corpo mais “inteligente”.

Quer saber como são as aulas? O professor utiliza diversos acessórios (abaixo), como bolas, elásticos, fitas de treinamento suspenso e discos, para desenvolver exercícios com instabilidade e/ou uso da resistência, trabalhando bem o core (que já falamos aqui) e os demais grupos musculares, muitas vezes em conjunto. Isso significa que você trabalha vários músculos ao mesmo tempo, mais uma razão para o treinamento se chamar funcional!



         Ainda não conseguiu visualizar? Então, dê uma olhada nesses exercícios:



         E nessas imagens de exercícios com o CrossCore180:




Quer mais motivação? Veja esse vídeo da atriz Fernanda Souza treinando na praia! Acha que é demais para você? Fique tranquilo (a), existem milhares de exercícios e realmente é para todos! 

Que tal? Vamos colocar o corpo para funcionar de forma inteligente?!


      Caso tenha interesse nos acessórios de treinamento funcional, como bolas, elásticos, faixas, extensores, fitas de treinamento suspenso, bosu, escadas de circuito, cones, kettlebells, etc, recomendo a Casa do Fitness ou o site www.defitness.com.br .


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...