Acelere o seu Metabolismo!


Está precisando emagrecer ou tem dificuldades em manter o peso? Você já leu o post Trocas Inteligentes? Se não leu, corre lá, depois volta aqui! Se já, analise se conseguiu fazer alguma troca inteligente, elas podem ser graduais, sem pressa, mas precisa começar e não pode parar, pode ser devagar desde que seja sempre!

         Prometi outro post para ajudar no emagrecimento saudável sem sofrimento e aqui está! Uma proposta para acelerar! Não, não vou falar para você correr, apesar de ser uma ótima ideia, mas o assunto deste post é a aceleração do metabolismo!



          Você já deve ter visto várias dietas com 6 refeições por dia e até deve ter pensado:  “Se eu comer tudo isso vou engordar, não emagrecer!” . Não acredito muito em dietas com cardápios pré-estabelecidos, por que acho que cada um deve adaptar suas refeições às suas preferências, acessos e facilidades, mas sempre buscando equilibrar o menu para uma alimentação saudável. Quanto as 6 refeições que muitas dietas sugerem, eu acredito que são muito benéficas sim. Depois que adotei esse hábito, meu metabolismo acelerou e hoje eu como mais e não engordo, antes disso e das substituições, eu era uma sanfona que chegou a pesar 10 quilos a mais do que peso hoje.

         Não vou entrar em detalhes por que não sou médica nem nutricionista, então, vou falar de forma simples, como uma amiga que experimentou e aprovou, algo que você já deve ter ouvido muitas vezes, mas talvez não tenha dado o devido crédito a esse aliado, o metabolismo acelerado.

A principal dica é: Faça pequenos lanches entre as refeições! Assim você mantém seu metabolismo em funcionamento, o que significa gasto de calorias e chega com menos fome na próxima refeição. Além disso, quando você acostuma a comer várias vezes ao dia, o seu organismo entende que receberá energia sempre, então queima o que entra. Já quando você fica grandes períodos sem comer, quando a energia entra, ele estoca em forma de gordura. Por isso, ficar sem tomar café da manhã ou pular refeições, engorda.

         Claro que é importante que os lanches sejam saudáveis. O mais indicado, se você quer emagrecer, é ingerir fibras nesses intervalos, já que as fibras tem processo longo de digestão e dão maior sensação de saciedade, além de serem benéficas para o organismo.



Os lanches devem ser encaixados na rotina, para que não fiquei mais de 3 horas sem comer. Dessa forma, você vai manter seu organismo alimentado e em constante funcionamento, não vai sentir fome, vai ter mais controle na hora das refeições e em consequência de tudo isso, vai perder o excesso de peso e conseguir manter tranquilamente o peso ideal adquirido.

         O que comer nesses intervalos? As opções são muitas, vai depender do que mais gosta, do que tem fácil acesso e se tem como refrigerar algumas opções. Seguem algumas sugestões:

Com Ingredientes Refrigerados

  • 1 Iogurte desnatado ou light
  • 1 Fruta ou porção de frutas
  • 1 Porção de cereal puro ou com uma das opções acima
  • 1 Sanduiche de pão integral com queijo branco, muçarela, requeijão ou cream cheese light
  • 1 Torrada integral com geleia light





Para levar na bolsa ou deixar na gaveta do escritório

  • Castanhas ou mix de nuts (uma xícara de café)
  • Bolacha integral (estilo club social)
  • 1 Barrinha de Cereal
  • Frutas secas como damasco, ameixa ou banana passa sem açúcar (1/2 xíc chá aprox.)


         Além de comer de 3 em 3 horas, não preciso dizer que praticar atividade física também acelera e muito o metabolismo, certo? Se você não está praticando nenhum exercício, leia esse post e se esforce para sair da inércia!

Lembre-se de beber bastante água também. Todas as mudanças de hábito que eu sugiro aqui no blog são benéficas não só para a boa forma, mas principalmente para a saúde e bem estar!

Que tal Estar Bem Melhor?


OBS: São apenas sugestões, não deixe de procurar um médico ou nutricionista para orientações personalizadas.



2 comentários:

  1. Julia,
    Temos aqui em casa quem faz isso, a primeira e última refeição é com 4 a 5 colheres de sopa de cereais integrais, leite desnatado e fruta, ah e 4 a 5 dias de caminhada.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Vânia! Espero que muitas pessoas se inspirem nesse texto para que se beneficiem com esses hábitos saudáveis!!
    Beijos
    Julia

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...