Festinhas Mais Saudáveis - Semana da Criança Parte II


          Este post é um convite que faço às mamães e papais para uma reflexão:           Por que festinha infantil é sinônimo de guloseimas nada saudáveis?  Já pararam para pensar que é uma questão de cultura e que a cultura de nossos filhos somos nós que criamos?

      Não acho que devemos fazer festinhas 100% integrais sem açúcar nem sabor, mas que poderíamos mesclar guloseimas com docinhos e salgadinhos saudáveis. Aproveitar nosso empenho e criatividade ao montar uma festa, para inserir saúde na vida de nossos pequenos.



         Ok, festa é exceção, mas já repararam como a vida social das crianças anda agitada? Se tiver festa toda semana, a exceção vira regra. Será que isso não atrapalha inclusive a inserção de alimentos saudáveis na rotina de casa, já que os momentos especiais são comemorados sempre sem legumes nem frutinhas? Não estamos criando inconscientemente uma associação negativa ou perdendo a oportunidade de criar uma associação positiva nas pequeninas mentes puras e abertas à um mundo de todas as possibilidades?

         O bolo de chocolate é obrigatório, mas pode ser mais saudável, como esse bolo nutritivo da nutricionista Verônica Laino ou mesmo o brownie saudável que pode enfeitar a mesa em formato de torre. Para pequenos bolinhos, dê uma olhada no Banana Fairy Cake da Bruna do Gourmandisme!

       Brigadeiro não pode faltar! Mas ao invés de fazer três variações de brigadeiro, por que não mesclar com um docinho de abóbora e espetinhos de fruta, como mostra a Michele Maia nesse post super bacana da festinha saudável que fez.

      Salgadinhos fritos podem ser facilmente substituídos por muffins salgados, como esse integral do Panelinha, que fica verde por causa do espinafre, mas poderia ser rosa com beterraba ou laranja com cenourinha. Sanduichinhos saudáveis também não fariam sucesso, se feitos com capricho? Será que não tem criança que até prefere suco ao invés de refrigerante? Eu mesma já tomei muito refrigerante em festinha por falta de opção.

         Se você não sabe exatamente porque bato tanto na tecla dos integrais ou sugiro receitas com açúcar mascavo no lugar do refinado, dê uma olhadinha rápida aqui e aqui ou entenda os benefícios dos integrais em detalhes, lendo esse post do Entre Panelas.



      A indústria investe tanto em corantes artificiais para atrair olhinhos inocentes, por que não investimos em dobro nas cores naturais de frutas e vegetais? Se só você fizer, não vai mudar muito a rotina de festas do filhote, mas se espalharmos essa ideia pela net e conquistarmos nossos convidados mirins e suas mamães, com delícias mais naturais, quem sabe não estaremos frequentando Festinhas Mais Saudáveis em um futuro próximo! No mínimo estaremos dando um bom exemplo aos nossos filhos e opção de escolha aos pequeninos convidados.

       Se essa reflexão faz sentido para você, experimente na próxima festinha e espalhe essa ideia! Para compartilhar essa página, escolha um dos quadradinhos abaixo, são pequenos, mas estão alí, da para enviar por email, compartilhar no Facebook, no Twitter, no Orkut... ou pode linkar no seu blog.

Se criar um salgadinho ou docinho saudável, compartilhe com a gente! Se as mamães prendadas se animarem, podemos encher a blogosfera de receitas e ideias para Festinhas Mais Saudáveis!

Para terminar nossa semana, desejo muita SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA à todas as crianças!!!

Atualização: Para ver a festinha saudável que fiz para meu pequeno, acesse AQUI.


Esse post vai para o mosaico MUNDO INFANTIL em 21/10 do Casa Corpo e Cia

          

11 comentários:

  1. Júlia,
    Concordo, festa de criança pode, deve ser saudável, existem muitas opções.
    Muito bom post.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Brigada Vânia! Espero que muitas mamães concordem com a gente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia,
    Prazer conhecer seu blog.Vou voltar outras vezes, principalmente porque nao consegui lhe seguir.O blogger mais uma vez está com problemas.
    Bj e sucesso,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Menina, vim correndo te conhecer!
    Que beleza de blog! Adorei a receita do brownie!!!
    Estou te seguindo para não te perder de vista!
    Um beijão e uma vida mais saudável para todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Oi Júlia,
    O seu post recente está bugado, não abre o formulário de comentários, adorei a receita.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Simplismente adorei as dicas!
    Sou a favor de mudar o paladar "gordo" por gostosuras saldáveis.

    Abraço, Erika!
    http://kiteriaeseudiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Júlia,
    OI cheguei nesse post pelo mosaico da Casa Corpe & CIa e adorei a sugestão de festas mais saudáveis e as dicas de receitas.
    Parabéns!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei seu Blog e seu post sobre festas mais saudáveis... penso nas futuras festinhas da minha filha...
    Estou te seguindo e quero estar sempre visitando seu blog.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Você é ótima, e seu blog maravilhoso. Tenho uma menina de 5 anos e sempre estou aqui te visitando para me inspirar.
    Há tempos visito seu blog. Agora devido a um evento no meu trabalho tbem fiz um blog modesto. Visite-me, sua opinião é muito importante

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog!! Adorei a reflexão, adoro festinhas antenadas com a saúde dos pequenos!!
    Parabéns!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Olá Julia Gabas,
    Obrigada por colocar o link para o meu blog, em 2012 meu blog completou 3 anos e postei um bolo de festa saudável com recheio e cobertura!
    Segue o link com a receita: http://blog.veronicalaino.com.br/2012/05/07/bolo-de-festa-saudavel/
    Espero que goste!
    Verônica Laino

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...