Gratinado de Peixe e Páscoa Saudável



       Fiz questão de vir postar essa receita de peixe que está fotografada há tempos e pode ser uma ótima opção para os dias de Páscoa!

         Inspirada no Brandade de Merluza do Guloso e Saudável, eu troquei alguns ingredientes e acabei criando uma receita para o dia a dia aqui em casa que me ajudou inclusive a inserir o peixe na alimentação do pequeno. A ideia pode servir também para os bebês em início de alimentação sólida e é certo que agrada a todas as idades.



Ingredientes (4 pessoas)
½ Kg de filé de peixe (merluza ou semelhante)
200 gr de batatas (+/– 4)
½ xíc de ervilha fresca (ou milho/champignon)
2 colheres de azeitonas picadas (eu uso verde)
2 colheres de requeijão light
Azeite extra virgem, sal e tempero a gosto.

Preparo

         Lave os filés de peixe e refogue na panela com azeite e temperos a seu gosto (sem o sal). Acrescente água fervente e deixe cozinhar até desmanchar. Enquanto isso cozinhe as batatas descascadas e picadas e amasse como purê. Quando o peixe já estiver desmanchado e bem cozido, sem ou com pouca água, acrescente o purê e demais ingredientes (se for usar ervilha fresca, cozinhe antes), um pouco de sal e misture tudo. Coloque em um refratário, regue com um pouquinho de azeite ou queijo ralado e leve para gratinar no forno já aquecido.

         Você pode servir com arroz integral e salada, fazer mais molinho e servir como o brandade que postei o link ou ainda fazer em ramequins e servir como entrada ou parte de um evento finger food. Espero que gostem! Aqui em casa faz muito sucesso!


Convite

         Para finalizar, com os votos de uma Páscoa Saudável, eu convido todos os pais, especialmente de bebês, a conhecer a Campanha Frutaço que estou apoiando. No site campanhafrutaço.blogspot.com.br, vocês verão uma pesquisa da Proteste, onde mostra que segundo a Organização Mundial de Saúde, crianças de até 3 anos não devem consumir chocolate e que a quantidade recomendada para crianças maiores é muito pequena, aliás bem menor que um Ovo de Páscoa.

         E deixo por fim, um vídeo maravilhoso com a história da Páscoa, pois acredito que seja esse espírito que devemos passar aos nossos filhos no lugar do consumo exagerado de chocolate.



Feliz Páscoa Saudável para todos!


Um comentário:

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...