O que é Liberação Miofascial



         Já ouviu falar em liberação miofascial ou em fáscia muscular? Pois esse assunto está ganhando espaço nas academias e studios, por isso, fiz questão de vir mostrar pra vocês o que é, quais os benefícios e apresentar o Stick e o Roll Stick, dois acessórios usados para a liberação miofascial.

        


O que é Fáscia Muscular:

      Todo músculo e cada fibra muscular são envolvidos por um tipo de tecido conjuntivo chamada fáscia, que forma os tendões e ligamentos nas extremidades dos músculos, assumindo a função de conectar músculo a osso e músculo a outro músculo. É a fáscia, portanto, que suporta os músculos e mantém a relação desses com os ossos, determinando, basicamente, a forma do corpo.

      O que pode acontecer: Sabe-se que quando o músculo é sobrecarregado por alguma razão, a fáscia absorve parte dessa carga, pois é submetida a um esforço contínuo e excessivo, tornando-se mais densa, mais curta e perdendo elasticidade e plasticidade. Assim, o corpo muda, gradativamente, sua estrutura. E desenvolve doenças como LER & DORT, mudanças posturais graves, dores por contraturas ou até emocionais por dor crônica.

O que é Liberação Miofascial:


      As técnicas de liberação miofascial estimulam as áreas que possam apresentar tecidos condensados limitando o de movimento. Utilizando pressão, alongamentos especiais e envolvimento consciente do paciente, é possível modificar a organização molecular dos componentes líquidos dos tecidos, gerando uma nova organização. A rigidez dos tecidos e restrições desaparecem rapidamente, permitindo a modulação de tônus necessária na aceleração dos processos de reabilitação, facilitando a reeducação dos movimentos. Uma pessoa com tecidos organizados para conviver em harmonia com a gravidade, terá a oportunidade de experienciar um corpo leve, livre de tensões e com uma consciência de si mesmo e de sua imagem corporal.

Fonte: Trechos tirados do texto escrito pela Fernanda Marques e publicado no Portal da Educação Física.

Roll Stick

      Com ajuda do Stick e do Roll Stick, o fisioterapeuta ou terapeuta manual, consegue desenvolver as manobras da liberação miofascial, sem forçar suas próprias articulações e cria uma variação além das manobras manuais.

       Bastões similares aos das fotos, você encontra na Casa do Fitness ou no site De Fitness, e todas as fotos desse post são do fotógrafo Fábio Machado. Para conhecer melhor o trabalho do Fábio, que é muito bacana, clique aqui.
      Espero que tenham gostado, eu adorei entender melhor o assunto e estou louca para testar a liberação miofascial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...