Core 360° Cadeirantes - Um Grande Exemplo em prol da Qualidade de Vida


Talvez alguns pensem que escrever sobre exercício, alimentos saudáveis e receitas light, seja coisa de alguém que dá grande importância para a estética. Ao contrário disso, valorizo coisas muito maiores, mas justamente por isso, acho que cuidar da saúde e do equilíbrio físico e mental seja básico e essencial para manter disposição para diversas importantes ações em nossas vidas.

Para inserir esse espírito aqui no blog, eu tenho a honra de ter como primeiro “convidado” do Estar Bem Melhor, o professor de educação física, Artur Hashimoto. O Artur é sócio proprietário da academia Saúde em Evidência e idealizador de um programa de treinamento funcional maravilhoso, o Core 360° Cadeirantes, que tem como primeiro centro de treinamento o Instituto Saúde em Evidência em São José dos Campos.



O Artur é formado em Educação Física, atua como Personal Trainer, é especialista em treinamento funcional e treinador oficial Core 360°. Dá treinamentos e palestras por todo o Brasil e tem visível paixão e dedicação com seu trabalho. Em função de uma agenda extremamente lotada, estou escrevendo todo o texto, mas com o devido consentimento do mesmo.

Treinamento Funcional

Treinamento funcional, para quem não sabe, é uma modalidade em alta, que visa à funcionalidade do corpo nas atividades do dia a dia, através de exercícios específicos para cada indivíduo, indicado de crianças a idosos e de sedentários a atletas. Com esse treinamento, além de atingir seus objetivos, seja ganho de massa muscular, queima de gordura ou condicionamento físico, o praticamente também conquista equilíbrio, coordenação, resistência e flexibilidade, ganhando assim um corpo mais “inteligente”.



Core 360°

Core quer dizer centro. No corpo humano Core é o centro de produção de força e geração de estabilidade e manutenção de alinhamento, 360º significa movimentos que transpõem todos os planos ou o estímulo de todas as capacidades físicas. Os 2 termos juntos se alinham com a proposta de um sistema de treino global, específico e não convencional, o CORE 360º.
O CORE 360º é um sistema de treinamento baseado nos princípios do Treinamento Funcional e criado a partir das experiências do Professor Luciano D’Elia, precursor do Treinamento Funcional no Brasil. (...)” Texto retirado do próprio site Core 360°.


Core 360° Cadeirantes

Conforme o site do Instituto, o Core 360° Cadeirantes é um programa de treinamento funcional, para pessoas que dependem de cadeiras de rodas para locomoção, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e colaborar com a integração dessas pessoas à sociedade.



O programa visa atender as necessidades de cada cliente, focando seus fatores limitantes de movimento e fortalecendo os músculos estabilizadores do tronco, conforme a base do Core 360°. Além disso, o treinamento busca desenvolver outras habilidades motoras, de forma personalizada e dentro do possível, como força, resistência, coordenação e flexibilidade.

O Professor Artur adaptou o programa Core 360° para que cadeirantes possam usufruir de uma modalidade de exercício funcional, na busca por maior qualidade de vida. Esse trabalho tem tido ótimos resultados, conforme feedback de fisioterapeutas e dos próprios alunos. Mas o exemplo do professor não para por aí, ele não cobra de alunos cadeirantes que não podem pagar, os ajuda na aquisição de remédios e de cadeira de rodas para uso diário e/ou esportivo (hand bike). Sem palavras, não é mesmo?



O Artur já contagiou alguns professores e eu espero que esse post chegue não só a outros educadores físicos, que possam se inspirar, mas que também sirva de exemplo para todos nós, pois é sempre possível fazer o bem pelos outros de diversas formas.

Se quiser ver outro grande exemplo, que em minha opinião é uma lição de vida e determinação, assista a esse vídeo do Felipe Casotti.

Para saber mais sobre o Core 360° Cadeirantes, acesse os sites da academia Saúde em Evidência e do Instituto Saúde em Evidência e veja também outros vídeos no blog do Artur ou pesquisando no You Tube.

Para finalizar, fica aqui uma mensagem, para quem possui um estabelecimento público, pretende abrir um, é construtor ou arquiteto: Invista e defenda a acessibilidade! Uma rampa no lugar de uma escada, por exemplo, pode parecer um simples detalhe para nós, mas para o cadeirante significa liberdade de ir e vir.

Artur, muito obrigada pela oportunidade de falar do seu maravilhoso trabalho ou da sua nobre missão. Desejo muito sucesso!



6 comentários:

  1. Júlia,
    Parabéns nos nos dar a conhecer essa realidade, ao professor Artur parabéns pela lindo e importante trabalho que desenvolve.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Vou compartilhar o link deste post no meu facebook. Tenho alguns amigos cadeirantes, mas muito especiais, que mergulham, praticam esportes,etc. Excelente post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vânia!

    Que bacana Flávia! Esse trabalho do Artur merece compartilhamento, quem sabe inspira mais pessoas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Julia acabei de ler a Materia do professor Artur,que pessoa do bem,que trabalho.Parabens a essa pessoa iluminada.

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho do blog na divulgação desse trabalho do professor Artur.
    Sinto-me honrado em ter a formação em treinamento funcional pelo Core 360º, são profissionais de altíssimo nível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita e comentário David!

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...