Risoto de Quinua ou Quinoa



          Você sabia que a quinua é considerada um superalimento, que contém 12 aminoácidos essenciais e é uma grande aliada ao combate do colesterol ruim? Quem assistiu o último Globo Repórter ouviu isso é muito mais sobre esse grãozinho considerado o mais completo do mundo. Quem não viu, pode ver nesse link.
 


 
Ingredientes
(4 porções)

1 xíc de quinua em grãos

2 ½ xícs de água

Legumes da sua preferência

Temperos a gosto* (azeite, cebola, alho, sal e ervas)

*Capriche nos temperos, se tiver caldo de legumes caseiro vale a pena usar.

 

Preparo


      O preparo é praticamente igual ao do arroz. Refogar azeite e temperos na panela, acrescentar a quinua, mexer até envolvê-la bem com o azeite (ou outro óleo), misturar a água, deixar ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar em fogo baixo tampado até secar a água. Os legumes devem ser acrescentados conforme tempo de cozimento. Coloco cenoura no início, brócolis no meio e folhas (espinafre/couve), champignon e azeitonas bem no fim.

     Essa receita faz parte da nossa nova Dieta Alcalinizante, Anti-inflamatória e de Baixo Índice Glicêmico, comemos no jantar com salada. Se for comer só o "risoto", ou só com salada, vale a pena caprichar nos legumes com mais sustância, porque a quinua é beeem leve. Para os mais resistentes a pratos diferentes, sugiro começar com o meio a meio, quinua e arroz integral, embora eu ache ela gostosa pura.

    E por falar em superalimentos está saindo do forno uma receita de pão de banana com castanha do Pará (ou do Brasil) com ou sem glúten! Espero que gostem!



 

Dieta Alcalinizante, Anti-inflamatória e de Baixo Índice Glicêmico



        Os principais objetivos dessa dieta são adquirir mais energia, disposição e prevenir doenças, mas, claro, emagrecer é uma consequência certa para quem está acima do peso. Pensem no que há de mais TOP em dieta! É o que vem a seguir!

Já se sabe que o meio ácido em nosso organismo é um grande causador de doenças e que nossa alimentação favorece de diversas formas a acidez, por isso, a proposta dessa dieta é rever nossa cultura alimentar, para que possamos não só prevenir doenças que aumentam cada vez mais, mas também ter uma vida muito mais saudável, rica em energia e disposição.

         A dieta é bem complexa, então, eu vou apenas resumir, mas lembrem-se que qualquer dieta deve ter orientação de um profissional e deve ser adequada para as necessidades de cada pessoa.



Não consumir:
Carne Vermelha e Frango, Leite e Derivados, Gordura Saturada e Trans, Cafeína, Açúcar, Álcool, Brancos (refinados) e Vinagre.

Distribuição/Pirâmide Ideal:
10% de Gordura Saudável (oliva extra-virgem, linhaça, ômega, abacate, etc.)
10% Carboidrato Complexo (grãos integrais)
10% Proteína de Peixe e Vegetais (lentilha, amêndoa, castanhas, semente de abóbora e girassol, etc.)
70% Vivos, sendo 80% Vegetais (brócolis, espinafre, alface, aspargos, cenoura, etc.) e 20% Frutas.
+ Muita Água, Respiração Profunda, Exercícios, Pequenas Refeições de 3 em 3 horas e Suplementação Adequada.

Combinações:

O carboidrato amiláceo (batata, abóbora, feijão, lentilha, cerais e pães), assim como as frutas, atrapalham a digestão da proteína. Quando consumimos juntos, esses alimentos ficam parados no estômago, fermentam e favorecem a formação de ácidos. Por isso, as combinações certas são muito importantes. Sendo assim, a proteína (peixe, soja, sementes, etc.) não deve ser consumida junto com os carboidratos amiláceos e quando combinada com gordura e óleo (sempre saudáveis), devemos ingerir folhas para facilitar a digestão, já que a gordura inibe a digestão da proteína. 
As frutas devem ser consumidas sempre sozinhas, de estômago vazio, e o consumo de frutas doces (banana e frutas secas) deve ser feito após a ingestão de outra fruta. Tudo de preferência orgânico, porque os agrotóxicos são literalmente venenos.

 Basicamente é isso. Não consegui ainda seguir 100%, mas posso afirmar que seguindo aproximadamente 80% em 10 dias, já me senti muito melhor e com muito mais disposição!

Espero que gostem e que contribua para mais saúde para todos! Para ver mais dicas e exemplos de refeições saudáveis, fiquem ligados no facebook.com/estarbemmelhor e agora também no instagram.com/estarbemmelhor!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...