Panetone Integral



         No clima do Natal, procurei uma receita para tentar fazer um Panetone Integral! Adoro panetone, mas é extremamente calórico, então, nada como um substituto light. Encontrei essa receita da Carolina Daemon, que tem um blog super saudável e sustentável (caroldaemon.blogspot.com.br), adaptei com os ingredientes que costumo usar (e ter em casa) e ficou uma delícia!



Ingredientes (+ou- 1 Kg de Panetone)

6 bananas nanicas maduras
½ xíc de manteiga (de preferência a ghee, que você pode inclusive fazer em casa)
1 xíc de uva passa (ou gotas de chocolate meio amargo e/ou pedaços de outras frutas secas e/ou oleaginosas que mais gostar)
2 xíc de farinha de trigo integral
2 xíc de farinha de aveia
1 xíc da açúcar mascavo
2 colheres de sopa de canela (opcional)
1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó

Preparo

         Pré-aqueça o forno e separe as forminhas de papelão (você encontra nas lojas de artigos para festas) ou unte um refratário. Amasse as bananas, misture a manteiga e as frutas secas. Em outro recipiente misture os ingredientes secos, depois misture tudo e coloque nas formas ou refratário (usando apenas uma colher). Asse por aprox. 50 min. Depois que esfriar, guarde em saquinhos para panetones ou em refratário fechado para conservar.

         Sim, é só isso!!! Na verdade a receita é um pão-bolo, muito mais fácil do que as receitas de panetone tradicionais, mas para mim o resultado é muito parecido e delicioso! Sem contar que é muito mais saudável e você pode personalizar seu panetone como quiser. Você pode inclusive caprichar na embalagem e dar de presente!

          PS: Por ser uma receita caseira, sem conservantes, sugiro ser consumida em até 3 dias. Dura 1 semana, mas não fica tão gostoso quanto fresquinho.

         É possível ter um Natal mais saudável :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...