PROTESTE - Saiba o que você come


        Você conhece a PROTESTE? A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo defender os direitos do consumidor brasileiro.

    Através de artigos e testes comparativos publicados em suas Revistas (ProTeste, DINHEIRO&DIREITOS e ProTeste SAÚDE), a PROTESTE mostra quais são de fato as melhores opções do mercado, esclarece direitos legais, ajuda os associados a resolver problemas com os fornecedores e ainda solicita melhoras de produtos, de informações e da legislação junto as empresas e ao governo. Sobre que tipo de produtos? Tudo que você possa imaginar!

      Nós assinamos a revista ProTeste há algum tempo e hoje eu resolvi trazer essa dica pra vocês e algumas informações valiosas, já publicadas, sobre produtos alimentícios que a maioria de nós consomem.

Suco de Laranja em Caixinha



         O resultado do teste é positivo! Apesar de a maioria ser Néctar de Laranja, o que significa que a fruta é dissolvida em água e possui açúcar, a maioria possui teor de vitamina C significativo e ótimas condições de higiene. A marca sugerida pela ProTeste é a Sufresh, que eu já consumia por não possuir conservantes e o teste apontou como melhor preço e teor de vitamina C comparável ao suco caseiro. Mas a marca Fast Fruit, apesar de não ser muito apreciada no teste sensorial, se destacou por possuir 100% da fruta.

      No teste foi analisado o Suco Kapo, paralelamente, por ser muito consumido pelos pequenos. Revelou-se que o suco de laranja, na verdade é uma bebida mista de várias frutas, com teor de açúcar semelhante aos demais, mas com baixa quantidade de vitamina C. Sendo assim, melhor optar pela caixinha pequenininha de Sufresh (não sei se tem Fast Fruit pequeno) para lanches fora de casa, viagens, etc.

Claro que o melhor sempre é o suco natural! Mas fica a dica para quem compra caixinha para quebra galho e passeios ou lanches para as crianças.

Salsicha

Você sabe do que é feita a salsicha? Eu tive uma aula sobre o processo de produção da salsicha uma vez e fiquei anos sem comer depois rsss. Como não sou radical, hoje em dia como de vez em quando. Mas o que nos interessa aqui é saber que possui muito sal, além de gordura e pouca proteína.

Com o resultado dos testes feitos pela ProTeste, a sugestão de marca para salsichas mistas (comum), ficou para a Aurora e Rezende. Seara para salsicha de frango que tem um pouco menos sódio, gordura e calorias. Mas para minha surpresa eles descobriram que a salsicha de peru é muito mais light do que a de frango. Na análise paralela feita com os 3 modelos da marca Perdigão, identificou-se quase metade das calorias e ¼ da gordura total, além da menor quantidade de sal. Isso comparando a de peru com a de frango, sendo que a de frango já tem menores teores do que a mista. Ou seja, se for consumir salsicha, opte pela de peru!



Alerta para Cachorro Quente de Rua – A PROTESTE e COVISA fizeram um teste e encontraram contaminação em quase 1/3 dos cachorros quentes de rua testados na capital paulista. A maioria desses com contaminação fecal que pode causar intoxicação e/ou infecção alimentar.

Achocolatado

      Apesar de não consumir achocolatado, aprendi algo muito importante que nunca tinha parado para pensar com esse teste: Na lista de ingredientes de cada embalagem, a relação é decrescente. Ou seja, o primeiro item da lista é o que aparece em maior quantidade no produto e assim por diante. No caso dos achocolatados, que em geral já possuem muito açúcar, se o açúcar aparecer antes do cacau, troque de marca. A marca Mágico analisada pela ProTeste, por exemplo, possui 80% de açúcar!

      O teste ressalta que quanto mais cacau, melhor, e elege a marca famosa Nescau como melhor opção. Ressalta ainda que os teores de açúcar são altos, então, além de não indicar a adição de açúcar, sugere que o consumo seja moderado.



         Alerta para versões Diet e Light – Em paralelo, a revista analisou o Gold Diet e o Nescau Light. Nos dois casos as calorias são similares ao do achocolatado comum e apesar do diet não possuir açúcar e o light possuir menos açúcar, ambos possuem mais gordura que as versões normais, especialmente o diet.

Leite UHT (de caixinha)

       Esse teste também foi surpreendente para mim. O pior do teste foi o da marca mais famosa, a Parmalat. Assim como a marca Long, Jussara e Piá, alguns lotes apresentaram problemas com higiene. A contaminação detectada foi mínima, então, não requer preocupações, mas acho que muitas pessoas chegam a pagar mais por uma marca famosa em que confiam e o teste vem mostrar que a relação marca famosa e qualidade nem sempre é válida.

      O melhor do teste, segundo a publicação na revista, foi o Aurolat na categoria integrais e o Santa Clara entre os desnatados.


        
         O trabalho dessa entidade é muito sério e muito benéfico para os brasileiros, por isso, tentei citar da melhor forma, algumas informações que considero importantes, mas ressalto que nas publicações existem infinitas informações importantes e não só de alimentos, mas de todos os tipos de produtos e serviços, como eletrônicos, seguro saúde, telefonia, produtos de limpeza, etc. 

        Já existe também a ProTeste SAÚDE que eu ainda não assinei, mas pretendo. Para maiores informações acessem o site PROTESTE e recomendo a assinatura das revistas, além de muita informação, a entidade indica sempre o que é mais saudável e mais econômico.

         Espero que tenham gostado e que as informações lhe sejam úteis! Bom final de semana!
          

 Fontes: www.proteste.org.br e revista ProTeste


          Levei 2 posts para o Mosaico de aniversário da Re, o Estrogonofe Light e o Core 360º Cadeirantes. Passem por lá! Casa Corpo e Cia!

6 comentários:

  1. Adorei as dicas!!! vou segui-las na próxima compra. beijo enorme, ANDREA

    ResponderExcluir
  2. Júlia,
    Muito bom post, informações muito interessantes e úteis.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram!! Vou garimpar mais algumas informações úteis de edições anteriores para trazer pra vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Julia, muito interessante as pesquisas que o Proteste apresenta, não sabia que existia uma revista. Sobre as salsichas, eu também diminui muito o consumo depois de conhecer mais sobre o preparo e os ingredientes...vamos comer com inteligência!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nãa apreceu meu nome...mas sou eu: Romina
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Julia, adorei o post. É bom saber o que consumimos.
    Parabéns

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...